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Otimização de Sites Noticias e Informações

Faz muito sentido para as empresas de e-commerce terceirizarem serviços de otimização de sites para mecanismos de busca (SEO) à empresas especialistas nesse assunto. Afinal, as ferramentas de SEO utilizadas são altamente técnicas e o know-how é bem específico.

O número de empresas que prestam esse serviço teve um aumento de 45% nos últimos anos, mas é necessário ter muito cuidado com as empresas que prometem resultados impressionantes em pouco tempo, contando com a falta de conhecimento dos clientes sobre esse assunto.

Por isso, elaborei um guia com pontos importantes para serem levados em consideração na hora de contratar uma empresa especializada em SEO.

Primeiro sinal: promessas que são boas demais para ser verdade

Tome muito cuidado com empresas que garantem primeira posição no resultado dos buscadores para otimização de sites. O próprio Google adverte no seu guia de marketing de busca: ninguém pode garantir primeira posição no Google. E ainda há aquelas que prometem esse resultado em 30 dias na otimização de sites!

As empresas mais sérias do ramo não fazem esse tipo de apelo ou qualquer outra promessa que parece boa demais para ser verdade.

Segundo sinal: uso de técnicas de “segunda mão”

Para conseguir fazer a otimização de sites e posicionar um site nas primeiras posições, algumas empresas utilizam técnicas para enganar os mecanismos de busca, práticas não recomendadas pelo Google, pois podem afetar a longo prazo, a visibilidade e indexação do projeto.

Técnicas “destrutivas” como lotar as páginas com palavras chaves, sem a intenção de criar conteúdo de valor para os usuários ou usar textos “invisíveis” (palavras brancas sobre o fundo branco) são alguns exemplos dessas técnicas de “segunda mão” que podem resultar em uma penalização e prejudicar a reputação do negócio.

Terceiro sinal: direcionar tráfego irrelevante para os sites

Uma melhora no posicionamento do site ou aumento do fluxo de visitantes não representam necessariamente o sucesso da estratégia de SEO. Para avaliar se a empresa foi realmente eficaz você precisa verificar quanto, de fato, o trabalho de SEO gerou mais negócios.

Algumas métricas interessantes que deveriam ser levadas em consideração na otimização de sites, seriam a geração de novos leads, vendas, taxa de conversão do site e até mesmo o tempo que o usuário gasta no site.

Quarto sinal: criar conteúdos de baixa qualidade

Quando se trata de SEO, criar conteúdo relevante e útil para os leitores é essencial para se ter um bom resultado. Algumas consultorias não profissionais podem recomendar algumas práticas como copiar conteúdo de sites bem posicionados, postar comentários falsos de clientes supostamente satisfeitos ou criar conteúdo exclusivamente com palavras–chave repetidas. Especialistas apontam: devemos evitar esse tipo de empresa para o bom andamento dos negócios.

Quinto sinal: oferecer um serviço único, sem manutenção e sem relatórios

Tenha em mente que o SEO não é um projeto pontual e sim um processo contínuo. O conteúdo deve ser constantemente atualizado e as estratégias modificadas de acordo com a tendência de mercado e métricas de performance. Inclusive, os mecanismos dos buscadores têm seus algoritmos constantemente modificados, gerando flutuações no posicionamento dos sites.

É necessário que a sua empresa tenha um relacionamento de longo prazo, uma boa comunicação e comprometimento com a empresa que presta consultoria em SEO para você. Se você não conseguir ter esse tipo de abertura, creio que está na hora de procurar um novo parceiro.

Palavras -Chaves: Como e por que fazer uma pesquisa

Você já tem uma grande idéia de negócio e só precisa de uma ajuda para potencializá-la, certo? Tem o sócio, mas tem pouco recurso financeiro para investir em ferramentas de marketing digital?

Keywords, ou palavras-chaves, são as expressões que os usuários utilizam em suas pesquisas nos buscadores por serviços ou produtos. Então, se você conhece as palavras que os usuários usam para pesquisar os produtos e serviços, você pode melhor posicionar seu site. Por exemplo, quando uma pessoa está interessada em uma bolsa, ela pode fazer uma pesquisa digitando nos buscadores “bolsa”.

Agora se o usuário está interessado em uma bolsa da marca X, então este pode refinar sua pesquisa procurando “bolsa da marca X”. Se a sua empresa for de bolsas femininas, por exemplo, você pode utilizar “bolsas femininas” ou “comprar bolsas femininas” como palavras-chaves. Essas palavras não são escolhidas aleatoriamente, e sim após uma pesquisa de palavras-chaves. Para melhor posicionar seu site nos buscadores é importante conhecer essas palavras e saber quando e como usá-las.

Se antes as pessoas eram totalmente passivas com os anúncios da TV, rádio e jornal. Hoje em dia, elas procuram serviços ou produtos de seu interesse, se informam, comparam, compram, indicam para os amigos, tudo isso com as ferramentas de busca na Internet.

Os usuários podem fazer pesquisas com uma, duas, três ou até mesmo uma frase de palavras-chaves. Quando os usuários digitam uma keyword nos buscadores, esses nos deixam saber em que fase do processo de tomada de decisão de compras eles se encontram. E quanto mais específico, mais próximo das compras eles estão, como veremos no próximo post sobre palavras-chaves.

Você sabe o que é SEO?

Ainda que de maneira precária e meio dúbia, é de conhecimento geral que otimizar um site para mecanismos de buscas é posicioná-lo nas SERPS (Search Engine Results Page) de palavras-chaves consideradas estratégicas para um determinado negócio/público-alvo.

O complemento desta definição, que não é tão conhecida assim, é que o SEO é uma atividade multidisciplinar agregando diferentes áreas de conhecimento (como programação, design e usabilidade) em função não apenas da melhoria no posicionamento de um site em mecanismos de buscas, mas no cumprimento da sua função estratégica enquanto ferramenta de comunicação e, finalmente, uma ferramenta de geração de negócios.

Por quê Otimizar um Site?

O SEO transforma uma despesa, realizada ao criar um site, em um investimento a partir da sua potencialização a fim de gerar de algum tipo de retorno “palpável”.

Como podemos ajudar? Reformulação dos Textos

Para que seu site seja relevante um texto de qualidade é indispensável na otimização de sites.

Um trabalho completo de SEO, um trabalho de otimização de sites, literalmente busca melhorar os aspectos técnicos de um site (estrutura do HTML, meta informações, densidade de palavras chave, velocidade de carregamento, quantidade de links, entre outros tantos fatores de rankeamento), sempre mantendo a preocupação com a usabilidade do site e como ela está contribuindo com a conversão dos visitantes em prospectos.

Ou seja, há uma análise minuciosa sobre a precisão dos comandos(call-to-action) contidos em cada uma das páginas, a condução do usuário a realizar determinadas ações pela organização dos elementos que compõem as páginas, as distrações que o layout pode ocasionar e suas consequências nas possíveis ações do visitante, a clareza e velocidade que a arquitetura de informação oferece ao usuário que busca determinadas informações entre outros estudos. Estas são as verdadeiras preocupações de um bom trabalho de SEO.

Mas agora que já sabe o que é SEO você deve estar se perguntando como exatamente funciona essas técnicas e métodos de SEO? SEO é dividido pela forma como suas técnicas são aplicadas. Sendo assim, temos: SEO On-page e SEO Off-page. Os nomes já são bem sugestivos, mas vamos a uma explicação mais detalhada.

SEO On-Page

Como o próprio nome já sugere, as técnicas de SEO On-page são todas aquelas realizadas dentro do seu site para melhorar seu posicionamento nas SERPS (Search Engine Results Page). Principais fatores On-page: Títulos de páginas; Meta Tags; Heading tags (h1, h2, h3, h4, h5 e h6); Atributo ALT e TITLE em imagens; Links Internos; Densidade de palavra-chave; Domínio; URL e Conteúdo.

SEO Off-Page

Bem, as técnicas de SEO Off-page são todas aquelas realizadas fora do site para melhorar seu posicionamento. Principais fatores Off-page: Link Externos; Texto âncora dos links externos; Idade de um domínio. E por fim, porém não menos importante, você deve estar se perguntando: Porquê Fazer SEO? Uma breve descrição dos benefícios da Otimização, e porque você deve investir: Aumento gradativo em visitas no seu site, podendo alcançar uma porcentagem inimaginável; Um investimento de médio/longo prazo que acaba sendo mais econômico que outros serviços; Melhora no posicionamento dos resultados naturais (orgânicos) dos sites de busca TOP20, que possuem hoje a preferência de cliques dos internautas. Tráfego segmento e assertivo; Possui alto índice de conversão, já que o os visitantes estão realmente procurando por aquilo.

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